quinta-feira, 30 de abril de 2015

Samhain, o fim do Ano das Bruxas.









É hoje, dia 30 de abril/1 de maio que é comemorado o Samhain (se fala SOUEN), celebrando assim o giro da Roda do Ano.


Aí você, linda, diva, para e fica com cara de tela azul do Windows, falando: - Tia Semi, traduz saporra!!!

Então tá. Vamos lá.

Primeiro, vamos entender algumas coisas.

Lembrem quando eu disse nesse artigo que bruxo cultua a Natureza e os Deuses?
Então, o Universo que vivemos é a Natureza e nosso planeta faz seus movimentos gravitacionais gerando as estações do ano, os solstícios e os equinócios.



Solstício é quando a Terra movimenta seu eixo deixando o sol mais próximo da Terra ou mais longe, tornando os dias mais longos com as noites mais curtas ou as noites mais longas e os dias mais curtos. Eles ocorrem no Verão (Litha) e no Inverno (Yule).
Equinócio é quando o eixo da Terra está mais centralizado, tornando o dia e a noite com a mesma duração. Isso ocorre na Primavera (Ostara) e no Outono (Mabon).
Fora os movimentos do eixo da Terra, tem os movimentos de Rotação (em volta dela mesma, fazendo os dias) e Translação (em volta do Sol, fazendo o ano).
E existem dias especiais devido ao alinhamento dos astros e também em antigos rituais, dias especiais como a diminuição do véu (que separa os mundos astral e físico) e abertura de portais energéticos com mais facilidade.

Devido esses dias especiais, existe um calendário que os Bruxos e Bruxas cultuam, chamado de a Roda do Ano.

Entenderam essa parte? Ok... Vamos continuar então.
Se não entendeu, lê tudo de novo até entender... Se não, me manda inbox no face.

Sabendo que temos a Roda do Ano com 8 Sabbaths (rituais maiores), sendo eles 2 solstícios, 2 equinócios e 4 sabbaths principais: Imbolc, Beltane, Lammas e Samhain.

Falei até agora sobre a forma mais lógica e astrológica da coisa, mas por trás disso tudo tem uma linda história de amor, dor, sofrimento, paixão, alegria, prosperidade, fertilidade... Sobre a Deusa e o Deus, explicando as estações e os momentos celebrados nos dias dos Sabbaths.

Só que, como estamos com o pé em Samhain, falaremos dele hoje, ok?
Em breve posto um estudo sobre a Roda do Ano.

A Deusa e o Deus iniciaram o processo de partida em Mabon e agora, em Samhain, é quando o Deus morre com sua face anciã e a Deusa, também nessa face, desce ao Outromundo (pois Samhain quer dizer "sem luz") para recobrar seu poder e viver o ápice de sua gravidez, pois tem a semente do Deus geminando em seu ventre.

Semi, o que é Outromundo?
É mundo dos Mortos. Sim, tem um plano só deles, divido em diversas partes de acordo com o padrão vibracional do espírito em si.

E a Deusa desce lá pra que?
Pra descobrir e viver sua face anciã, junto de seu amor, o Deus.

E Eles saem de lá?
Sim! No próximo giro da Roda do Ano, que é em Yule, que ela sobe, tem o filho do seu Consorte e recobra as energias no pós parto, voltando jovem, linda e diva enquanto o Deus é a Criança da Promessa.

Entenderam agora porque é celebrado o nosso fim do Ano?
*Orgulho da Semi vocês, viu! <3*

É época de lembrar com amor dos nossos queridos que já se foram, agradecer os ancestrais e os guardiões, que, apesar de não estarem encarnados, nos são muito importantes, tem seu valor sim!
Época de festa, de música, dança, jogos, queima de agradecimentos e pedidos para o ano que vem, de olhar para si e ver o que pode mudar e melhorar, para girarmos nossa roda interna também.

Cor: Preto e Laranja.
Erva: Dente de Leão, Artemísia, Maçã, Abóbora, Samambaia, Espada de São Jorge.
Pedras: Hematita, Turmalina Negra, Ônix, Citrino.
Faces dos Deuses: Deuses de Submundo como Hades, Perséfone, Iris (sim, era a mediadora entre os mundos, ela tem acesso livre aos dois), Hécate, Loki, Plutão, Prosérpina, Cailleach, Flins, Peklenc e Inanna.


É isso, esse post hoje é para entendermos o que está rolando... No próximo será uma sugestão de ritual simples que podemos fazer para aproveitar as energias que estão rolando, ok?

Abençoados sejam sempre, e em especial hoje, um ode aos Espíritos Guardiões e principalmente ao meu, que me sopra o que escrevo aqui pra vocês!

Semi di Lotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário