segunda-feira, 20 de abril de 2015

O que é Bruxaria?



Aí chega um(a) iluminado(a), com o peito todo inchado, pensando de si: sol phoda, dizendo: Bruxaria é Wicca, do lance da Lei que triplica as coisas.

Então, amigos.
Ninguém nasce sabendo tudo e eu também acreditava que as duas eram a mesma coisa e depois de um cadinho de estudos a gente repara e, com as práticas, sente as diferenças.

A Bruxaria existe há muito tempo atrás, desde os primórdios dos seres humanos.
Dentro de suas capacidades eles acreditavam que o astro que habita os céus pela manhã, que emana luz, traz vida e calor era um Deus. E era a mesma coisa com a Lua, senhora da noite, detentora dos mistérios e mãe dos filhos que cuida enquanto dormem. Associavam seus poderes como fertilidade, aumento das marés, crescimento das plantações e outros mais com a ida e vinda dos astros e os cultuavam para trazer boa caça, cura, fertilidade da terra e do ventre e começavam ali também a associar aos Elementos.
Sim, é uma linda história com fatos que provam em desenhos nas cavernas, em templos antigos da Grécia, nas pirâmides no Egito, em templos submersos do povo Maia e por aí vai.
Eles não tinham dogmas muito estabelecidos no começo e depois as coisas foram ficando mais estudadas, de acordo com a evolução do ser humano e suas necessidades (também de obter mais conhecimento).
Eis que começaram a surgir as Senhoras que viam os mortos e o futuro com oráculos, Xamãs senhores conselheiros dos Pagés que viam além das fumaças de seus cachimbos e aconselhavam antes de qualquer atitude do Senhor da Tribo.

Enfim... O resto vcs devem imaginar das aulas de História, misturando mitologias de diversos locais diferentes (como a Nórdica, Hindu, Grega, Romana, Celta, etc...) e povos descobrindo as coisas em suas evoluções (era de pedra, fogo, cobre, ouro, ferro e por aí vai)

E a Wicca, Semi?
A Wicca é uma religião, sim. Religião nem sempre tem que ser Cristã, mas tem que ter dogmas pré-estabelecidos para se enquadrar como tal. Aqui no Brasil isso acontece toda hora com o Candomblé e a Umbanda. Tem governo que entra e coloca como religião, tem governo que entra e tira.
Aqui no Brasil não é considerada uma religião, vocês devem imaginar o porquê. Mas nos Estados Unidos tem órgãos que se unem e batalham pelos direitos dos Wiccanos (Wiccanianos, chama como quiser) e em alguns estados (as leis lá são separadas por estados) ela é considerada uma religião.
Foi criada em torno dos anos 60 e 70 por uns estudiosos de bruxaria, ocultismo, thelema e outras coisinhas mais. Uns deles até curtiam ficar peladões! *risos*
Quando fundaram, criaram os dogmas da Wicca (que você encontra em qualquer livro do gênero) e eles tem que ser seguidos por todos os membros da religião.
Nós, autores, não somos Wiccanos, somos Bruxos, portanto, não vou aprofundar tanto no assunto.

Aí você vira e fala: Tá, qual a diferença entre os dois?
E eu digo: Pense!!!

Mas como não tenho o dom de ler pensamentos e a tia acordou mto boazinha, vou explicar.

A Bruxaria veio antes, certo? Certo! E a Wicca veio depois. Ok? Ok! E a Wicca foi criada com vertentes da Bruxaria e tem os dogmas. A Bruxaria não tem esses dogmas, ela é livre e quem a pratica também. Então, quem é Bruxo nem sempre é Wicca e quem é Wicca é Bruxo, pq a Wicca é uma vertente "nova" da Bruxaria!

Talvez você não entenda a diferença na teoria, mas na prática é mais fácil de reparar essas sutilezas.
Em nossos posts vocês verão muitas coisas da Bruxaria e também algumas coisas da Wicca, pois como foi explicado antes, é uma vertente, tem autores com conteúdos ótimos que podem ser aproveitados por Bruxos no geral.

E uma coisa não menos importante: não se sinta melhor ou pior por ser bruxo ou wicca. Os dois fazem parte de um todo, no Universo, como qualquer outra religião, e que, acima de qualquer coisa, somos todos irmãos e irmãs, filhos da Deusa e do Deus, fruto de Seu amor. A união nos faz mais fortes e, infelizmente, tem muita discussão e separação de grupos por conta de egos inflados, orgulhos estarrecidos e peitos inflados. Podemos aprender muito uns com os outros e essa é a nossa intenção, não separar as coisas e sim esclarecer elas dividindo o pouco que sabemos.

Abençoados sejam hoje e sempre.

Semi di Lotto / Tia Ana





Nenhum comentário:

Postar um comentário